I Conferência Técnica do Olival

Olival: Um Setor em Contínua Transformação

Patrocinadores Principais
Logo de AGR by De Prado

AGR by De Prado

A AGR faz parte do grupo De Prado, que começou a sua caminhada na agricultura em Espanha, em 1831 e mais tarde, a partir do ano 2000, internacionalizou a sua atividade em Portugal, Chile e Estados Unidos da América. Esta expansão internacional abriu caminho a novas linhas de negócio, tal como a AGR, que confirmam a extensa experiência do grupo no setor agrícola.

A AGR, com a experiência do grupo de mais de 30.000ha próprios, oferece a todos os seus clientes serviços agrícolas especializados em olival e amendoal com o objetivo de rentabilizar e otimizar ao máximo as suas culturas. O viveiro próprio permite controlar todo o processo e garantir qualidade máxima.

O conhecimento técnico personalizado permite oferecer soluções nutricionais e de fitossanidade á medida da realidade de cada cultura. Para fechar o ciclo, apoiada na atividade do grupo, colocamos á disposição dos nossos clientes a indústria e comercialização do produto final.

Logo de ATLAS Agro Insurance MGA

ATLAS Agro Insurance MGA

A Atlas é uma spin-off do departamento agrícola duma corretora de seguros nacional de primeira linha, que em 2012 iniciou um projeto exclusivamente dedicado ao setor agrícola.

Em 2013, o tomate foi a cultura escolhida para as primeiras apólices de seguro de colheitas, cobrindo uma extensão de 1.046Ha (cerca de 8% da produção nacional de tomate).

Em 2016 foram introduzidas novas culturas no portfólio, como maçã, pêra, ameixa, milho, arroz e pimento. Por essa altura a área coberta relativa à cultura do tomate era cerca de 99% da produção nacional).

Em 2020, a Atlas tornou-se a primeira MGA agrícola da península ibérica, estabelecendo parcerias com alguns dos maiores players do mercado segurador internacional, entre os quais, a seguradora Sompo International e a sua plataforma AgriSompo, parceiro estratégico do projeto.

A Sompo Internacional, representada em Portugal pela Atlas, subscreve riscos nos principais mercados agrícolas mundiais, entre os quais os Estados Unidos, a China, o Japão, a Índia e ainda na América do Sul, o que representa um portefólio com um volume de prémios superior a mil milhões de dólares (30 vezes superior ao mercado segurador agrícola português). Este é um fator decisivo na hora de garantir condições competitivas e credibilidade no setor dos seguros.

Na campanha de 2020, operando já como empresa de seguros acreditada pelo IFAP, a Atlas reforçou a sua carteira com a cultura da vinha, segurando 61 mil parcelas, mais de 16 mil hectares pertencentes a 15 mil produtores na região dos vinhos verdes – o reconhecimento da maior comissão vitivinícola do país.

Em 2021 a Atlas perfez uma cobertura no território próxima dos 50.000Ha, com um portfólio de culturas ainda mais variado, consolidando relações com clientes fidelizados e aumentando o portfólio de culturas (entre as quais o abacate ou os frutos vermelhos).

O ano de 2022 caraterizou-se pela implementação de parcerias estratégicas com principais associações e organizações de produtores, pela duplicação da carteira de clientes, pela expansão da atividade seguradora para o Chile e pelo acentuado crescimento da área coberta e do prémio associado em Portugal.

Em 2023 a Atlas desenvolveu coberturas inovadoras direcionadas ao risco específico das culturas, investiu em tecnologia de modelação e previsão de riscos e apostou no desenvolvimento de plataformas digitais de gestão e acompanhamento de sinistros.

Logo de Irritec Iberia

Irritec Iberia

O Grupo Irritec, fundado em 1974 na Sicília, é um dos líderes mundiais em irrigação inteligente.

Concebe, produz e distribui produtos, soluções e sistemas completos para a irrigação em campo aberto, em estufas e para o sector residencial, prestando assistência e formação a agricultores de todo o mundo e promovendo sempre a eficiência na utilização da água e a redução do impacto no ambiente.

Com mais de 800 funcionários e 14 escritórios de produção e vendas em Itália, Espanha, México, Brasil, Estados Unidos, Argélia, Alemanha e Chile, a Irritec desenvolveu um know-how consolidado ao longo da sua história e é hoje uma realidade internacional em contínuo crescimento.

Logo de GRUPO HUBEL

GRUPO HUBEL

Especialistas em prestação de serviços, consultoria e venda de produtos de engenharia e tecnologia agronómica.

Logo de TREE CONSULTING

TREE CONSULTING

Somos uma empresa com uma vasta experiência agrícola e financeira com 20 anos de presença no Alentejo e Andaluzia. A nossa principal atividade é a promoção de projectos agrícolas (próprios, de terceiros ou em parceria), acompanhando os investidores ao longo da vida do projeto, desde a compra de explorações, operações de M&A, procura de financiamento, implementação de plantações e apoio técnico e/ou gestão de explorações.

Patrocinadores
Logo de Bayer Portugal

Bayer Portugal

A Bayer Crop Science é hoje uma empresa líder na oferta de soluções, de ciência para a Protecção das Culturas, Sementes e Biotecnologia e Ciências do Ambiente. Para que estas soluções respondam às necessidades dos nossos clientes, trabalhamos com eles em colaboração estreita como Parceiros. Este relacionamento é essencial para oferecer ao mundo agrícolas soluções inovadoras de ciência para uma vida melhor.

Logo de BIOSTASIA

BIOSTASIA

A Biostasia, Lda. deu início à sua atividade em 2004 e desde sempre procura ter clientes para a vida, por isso, pretende ter sempre a solução mais adequada às necessidades apresentadas: aquela que não altera o equilíbrio biológico, mas é eficaz no combate à praga identificado.

Em 2010, a BIOSTASIA surge com uma nova e inovadora área de negócio, que é hoje Departamento “autónomo” pela sua sustentabilidade – Controlo Biológico. Iniciou-se no controlo da Praga do Escaravelho das Palmeiras, contando hoje com um reconhecimento nacional de especialização nesta prática.

Em 2013 decide alargar os seus horizontes no Controle de pragas e fertilização com produtos biológicos aplicados ao sector agrícola e urbano em geral. Mas é em 2018, que lança a Sua própria marca – SR ORGANICO – de produtos RESIDUO ZERO – para satisfazer as necessidades domesticas e profissionais.

Logo de Daymsa

Daymsa

A Daymsa (Desarrollo Agricola y Minero S.A.) é uma empresa que se dedica ao fabrico e comercialização de bioestimulantes, produtos de biocontrolo, correctivos do solo e da água e correctores de carências. Faz parte do grupo Samca e foi fundada em 1979.

A Daymsa é o principal produtor europeu de Leonardite, um excelente corretor de solos devido ao seu elevado teor de ácidos húmicos.

O seu catálogo de produtos está estruturado em quatro linhas principais: Bioestimulantes. Estimulam o crescimento e melhoram as qualidades das culturas. A função destes produtos é ativar processos fisiológicos específicos na cultura, envolvidos no desenvolvimento da mesma, desde a germinação ou brotamento de culturas lenhosas até à colheita.

Produtos de biocontrolo. Protegem e promovem as culturas. Esta linha inclui uma série de produtos de origem natural que fortalecem as culturas.

Melhoradores do solo e da água. Recuperam a vida do solo e corrigem as deficiências da água de rega. Os tratamentos com estes produtos são essenciais para cumprir os objectivos de qualidade exigidos pela agricultura atual.

Correctores de carências. Previnem e corrigem as carências de microelementos na planta. São produtos de nutrição vegetal, microelementos e também elementos secundários, quelatados por diferentes moléculas orgânicas.

Logo de ModpoW AgriTechnologies

ModpoW AgriTechnologies

A ModpoW AgriTechonologies, com mais de 10 anos de experiência no sector, oferece tecnologia IoT combinada com conhecimento agronómico de alto valor acrescentado para resolver diferentes problemas dos agricultores e trazer uma gestão correcta da irrigação e dos fertilizantes para as produções agrícolas.

Logo de Agromillora

Agromillora

A Agromillora actua como um ponto de encontro entre as comunidades mundiais de criadores e produtores. Com a sua capilaridade, ajudam os criadores a comercializar as suas especiarias nos cinco continentes, sempre sob rigorosos controlos de qualidade que garantem a propagação destas plantas com as mais elevadas garantias genéticas e sanitárias.

Nunca paramos de nos reinventar, seja concebendo novas técnicas de cultivo com os nossos parceiros e clientes, seja experimentando no desenvolvimento de novas variedades com os principais criadores internacionais.

Patrocinador da Máquinas
Logo de Agriargo Ibérica

Agriargo Ibérica

A Landini é uma marca italiana pertencente ao grupo industrial Argo Tractors Spa que concebe e fabrica tratores eficientes e de elevado desempenho. Em 1884 Giovanni Landini funda a empresa com o sonho de mudar para sempre a história da agricultura levando a força das máquinas aos campos para tornar o trabalho agrícola menos cansativo e mais produtivo. A longa história da Landini é marcada pela inovação tecnológica, o fator humano e a sustentabilidade ambiental. Estes princípios e o seu forte compromisso com os clientes posicionaram a Landini como referente mundial nos tratores de cultivo especial como fruta, vinha e olival.

Os tratores Landini destacam pela sua simplicidade e fiabilidade. 65% do valor dos componentes de tratores é feito internamente, mantendo o Made in Italy como principal ativo. Os tratores equipam com todas as soluções digitais e tecnologias de ponta necessárias para os processos de agricultura digital. Com uma vasta gama de tratores que abrange desde os 49 aos 310 cv de potência, a marca responde a qualquer necessidade do agricultor.

O sonho de Giovanni Landini continua vivo hoje, 140 anos depois, com o Landini REX4-120 GT Dynamic distinguido como o «Melhor Trator Especializado» nos prémios Tractor of the Year 2024.

Logo de Grupo I.L.C.

Grupo I.L.C.

Fundada em 1977, o grupo I.L.C. – Instrumentos de Laboratório e Científicos, Lda, comercializa todo o tipo de soluções analíticas para a investigação científica e controlo de qualidade.

Presente em todo o território Nacional e Regiões Autónomas, abrangemos o sectores de atividade e áreas tão diversas como ambiente, ciências da vida, química e biotecnologia, indústria, centros de investigação, clínica e universidades.

Logo de LAMPREIA Grupo

LAMPREIA Grupo

Somos concessionários da marca New Holland no Alentejo ha mais de 25 anos. Representamos a gama completa desde o tractores às maquinas de colheita e a gama de maquinas industriais. Tempos instalações oficinais em Beja e Évora e cobrimos o território com um frota de carros oficina equipados com a mais moderna tecnologia de diagnóstico e reparação. Também somos especializados na venda e assistência de sistemas de agricultura de precisão, tendo introduzido na península ibérica tecnologia de ponta, nomeadamente o primeiro sistema de controlo de erva daninhas por electrochoque.

Parceiros
Logo de ADP Fertilizantes

ADP Fertilizantes

Líderes em nutrição vegetal e produtos de elevado valor acrescentado.

As origens da ADP Fertilizantes remontam a finais do século XIX, tendo integrado a família do Grupo Fertiberia em 2009. Atualmente, tornou-se numa das empresas mais conceituadas ao nível da produção e comercialização de produtos de nutrição vegetal de elevado valor acrescentado, não só em Portugal, onde sempre foi líder de mercado, como também em toda a Europa, no Médio e Extremo Oriente, e na Austrália.

Com uma capacidade de produção superior a 1,1 milhões de toneladas em três fábricas localizadas em Alverca, Lavradio e Setúbal, e graças a importantes apoios logísticos, conta com uma vasta rede de distribuição por via terrestre, ferroviária e marítima, mediante a qual responde à procura e garante a satisfação de todos os clientes, especialmente os localizados na Península Ibérica.

A ADP Fertilizantes dispõe de uma vasta e experiente equipa de técnicos especializados, que garante o aconselhamento aos profissionais da agricultura e um serviço pós-venda eficaz, num mercado muito competitivo e de elevada especialização técnica.

Logo de GESCA Automatismos

GESCA Automatismos

GESCA foi fundada em 2005 para oferecer os seus serviços de digitalização de processos industriais.

Trabalhamos com indústrias de diferentes sectores, introduzindo-as na Indústria 4.0. Somos especializados na transformação digital da indústria.

Atrás da Gesca existe uma equipa de profissionais tecnológicos com uma longa trajetória especializada em cada uma das áreas de atividade da empresa:

- Painéis eléctricos

- Instalações eléctricas

- Programação

- Serviço Técnico

Levamos a digitalização à sua empresa, oferecendo-lhe serviços profissionais em:

- Plataforma de integração OT/IT e ERP

- Digitalização completa de processos

- Automatização e controlo de processos industriais

- Projeto e montagem de quadros eléctricos

- Instalação eléctrica em instalações

Logo de TECNIFERTI

TECNIFERTI

A CONFIANÇA DOS NOSSOS PRODUTOS

A TECNIFERTI, S.A. tem como atividade a produção e comercialização de fertilizantes líquidos para o mercado nacional e internacional e durantes os seus 37 anos conquistou a posição de líder de mercado na área dos fertilizantes líquidos com as marcas:

TECNIFERTI®, HUMIFOSFATO®, MICRO GEL® , NITRO GEL®, HUMIGEL® , HUMIGEL PLUS® e FULVICOT®.

VISÃO: Liderar o mercado nacional de fertilizantes líquidos e aumentar a presença no mercado externo.

MISSÃO: Exceder as expectativas dos seus clientes fornecendo soluções simples e inovadores e continuar a marcar pela diferenciação dos seus produtos e serviços.

VALORES: A TECNIFERTI, S.A. assenta a sua atuação nos seguintes valores:

· Confiança · Inovação · Qualidade

· Satisfação e fidelização do cliente · Desenvolvimento sustentável

MERCADOS: PORTUGAL, BRASIL, ANGOLA, MARROCOS, EQUADOR.

Parceiros Estratégicos
Logo de Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal

Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal

A Casa do Azeite é uma associação patronal privada, cuja missão encontra as suas raízes no Azeite de Marca. A Casa do Azeite reparte a sua actividade entre o apoio aos produtores e embaladores e a Promoção de Azeite de Marca junto dos consumidores. Enquanto rosto do Azeite de qualidade garantida junto do consumidor, a associação encontra-se empenhada em promover o crescimento do sector oleícola nacional e o consumo de azeite português, não só em Portugal mas igualmente junto dos principais mercados internacionais.

Logo de CEPAAL - Centro de Estudios y Promoción del Aceite de Oliva del Alentejo

CEPAAL - Centro de Estudios y Promoción del Aceite de Oliva del Alentejo

O CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos, sedeada em Moura, que tem como objetivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal.

Tem entre os seus associados 28 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.

No âmbito das suas atividades, desenvolve ações de promoção do Azeite do Alentejo e é a entidade responsável pela organização do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, integrado na Feira Nacional de Agricultura, e pelo Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, sendo também a entidade responsável pela organização do Congresso Nacional do Azeite.

Logo de OLIVUMSUL

OLIVUMSUL

A criação da Olivum - Associação de Olivicultores do Sul surge do sentimento de crescente dinâmica, profissionalismo e peso económico do setor Olivícola nesta região, fenómeno este que contrasta com a escassa representatividade específica do setor, sobretudo na vertente da moderna Olivicultura.

Identificada esta lacuna, vários Olivicultores da região sul do país tomaram a iniciativa de fazer as primeiras reflexões sobre o tema. Rapidamente chegaram à conclusão da necessidade de erguer uma Entidade que defenda os interesses de um setor que se transformou, se modernizou e evoluiu, tendo por isso, e naturalmente, novos desafios, para os quais necessita de experiência e conhecimento específicos. Entidade essa que, de uma forma dinâmica e profissional, represente os Olivicultores da região sul.

Por isso, acreditamos que uma nova Associação, autónoma e independente, é o melhor caminho para melhor servir os seus associados Olivicultores.

Logo de MED - UÉvora

MED - UÉvora

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, é uma unidade de I&D multidisciplinar focada na sustentabilidade dos ecossistemas e sistemas alimentares no contexto mediterrânico.

A sua missão centra-se na promoção da sustentabilidade dos ecossistemas e da segurança alimentar, para a coesão territorial e o bem-estar na sociedade. Procura-se a excelência na investigação para produzir conhecimento científico e tecnológico sólido e a aplicação de soluções para os agroecossistemas, ambiente e territórios.

Logo de AEMODA

AEMODA

Somos uma associação criada por mestres e operadores de lagares de azeite a nível nacional, com o objetivo de promover a nossa causa sem fins lucrativos.

Os nossos membros são muito diversificados e têm um interesse comum: somos jovens com vontade de levar este projeto ao mais alto nível possível, cuidando sempre dos nossos associados.

Nossas atividades são diversas, entre elas: eventos periódicos entre profissionais através de congressos e convenções, conferências, cursos, seminários, simpósios e palestras relacionadas à profissão de mestre e operador de moinhos de óleo. edição em revistas e publicações, fóruns de reuniões.

Organizado por
Logo de Encontros Profissionais

Encontros Profissionais

Conferências setoriais para partilha de conhecimento e experiência em tecnologia e temas empresariais.

Instalada em Portugal desde 2019, a Induglobal é uma editora de referência para os principais setores industriais e está atualmente a consolidar a sua posição na vanguarda tecnológica da comunicação B2B industrial, centrada nas novas tecnologias da informação e na comunicação entre profissionais, não apenas para o mercado português, mas para todos os países de língua oficial portuguesa.

Logo de AGRITERRA

AGRITERRA

A AGRITERRA é uma iniciativa de comunicação para o setor agrícola português e tem como objetivo manter o setor informado sobre as últimas inovações tecnológicas e tendências de mercado. Com periodicidade trimestral, a AGRITERRA combina a eficácia da informação em papel com a versatilidade das novas tecnologias da informação, colocando à sua disposição um portal informativo atualizado diariamente.

A revista impressa é dividida em várias secções, projetadas para facilitar a leitura e conta também com uma enorme componente técnica e informativa.

Os conteúdos da AGRITERRA centram-se na divulgação de notícias e análise de máquinas, produtos e novas tecnologias utilizadas nas culturas mais representativas da agricultura portuguesa. Desde a vinha às extensas culturas tradicionais, como cereais, oleaginosas ou proteaginosas, assim como o olival e o amendoal, culturas que têm crescido nos últimos anos, graças à produção intensiva. Novas variedades, inovações no tratamento de culturas, os efeitos das alterações climáticas, a modernização dos sistemas de irrigação ou a transição geracional também serão temas em destaque na revista que pretende manter o setor informado mas também contribuir para a sua formação, podendo, nas nossas plataformas, aceder a informação credível. Tal irá contribuir para o setor poder planificar as suas estratégias de mercado. Os leitores habituais da AGRITERRA são agricultores, explorações agrícolas (produtores de cereais, olivicultores, viticultores, etc.) e cooperativas agrícolas; revendedores e distribuidores de máquinas agrícolas; distribuidores de sementes, produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes e produtos e serviços agrícolas; associações e organizações agrícolas; e universidades e centros de investigação.

Suporte técnico
Logo de FAKOY

FAKOY

A Fakoy presta serviços de comunicação, marketing e apoio comercial com um vasto conhecimento do sector e uma abordagem multidisciplinar para oferecer soluções inovadoras que produzam resultados reais.

A Fakoy faz parte do Grupo Interempresas, líder em comunicação setorial e B2B. Em todo o mundo, mais de 150 profissionais ajudam os nossos clientes a gerir a sua marca, a sua comunicação e a sua relação com o cliente, oferecendo soluções de forma transversal, desde a sensibilização ao posicionamento, com sensibilidade estética e criativa, mas também com uma mentalidade empresarial.