Hugo Oliveira é doutorado pela Universidade do Minho (2014) e trabalha como Investigador Auxiliar no Centro de Engenharia Biológica (CEB-UMinho).
Com mais de 15 anos de experiência em biotecnologia aplicada a bacteriófagos (vírus que infetam bactérias) para combater a resistência antimicrobiana, dedica-se atualmente à criação de coleções de bacteriófagos para aplicações terapêuticas e de biocontrolo.
Coordena um consórcio nacional com 13 parceiros dedicado ao desenvolvimento de um novo biopesticida à base de bacteriófagos para o controlo do fogo bacteriano, em estreita colaboração com o setor privado.
Filipa Saldanha é uma economista que defende uma visão equilibrada para os modelos de desenvolvimento e crescimento das sociedades, respeitando que os fins lucrativos, a protecção do Planeta e a justiça social podem e devem coexistir na mesma equação. Apaixonada pelo desenho de projectos e estratégias de sustentabilidade e impacto, tem especial interesse e experiência nas áreas da acção climática, transição energética justa, valorização do oceano, agricultura sustentável, financiamento e investimento sustentável, empreendedorismo e inovação.
Actualmente é Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola. Anteriormente foi Diretora-Adjunta do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, trabalhou na COTEC Portugal, no IESE Business School (Espanha) e no Harte Research Institute (EUA).
É licenciada em Economia por Texas A&M University Corpus Christi e realizou o Mestrado de Investigação em Economia na NOVA School of Business and Economics.
Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), em 2016.
Mestrado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), com a dissertação 'Avaliação do impacto de sistemas agrícolas alternativos da Região Agrária do Alentejo, para a descarbonização da economia portuguesa'.
Realização de um programa ERASMUS+ durante o Mestrado, em 2017, na Wageningen University and Research.
Colaborador técnico na AGRO.GES, desde Novembro de 2018.
Helena Vazão é Diretora Executiva do Smart Farm CoLAB (SFCOLAB) desde 2025. Possui vasta experiência em ciência e tecnologia, com foco em sistemas alimentares sustentáveis e saúde do solo. Destaca-se na gestão de laboratórios, implementação de novas tecnologias e coordenação de projetos científicos, sendo autora de publicações e de patentes tecnológicas. Nos últimos anos, tem-se dedicado à liderança de equipas e à gestão da ciência, transformando conhecimento científico em soluções concretas com impacto no setor produtivo.
Licenciatura em Gestão de Empresas, pelo ISLA de Santarém (1995). Pós-graduação em Plano Oficial de Contas Públicas pelo ISLA de Santarém (2004). Pós-graduação em Governação e Ordenação Regional e Local, pelo ISCSP, Lisboa (2023). Curso de Jovem Agricultor (1989). Curso de Formação de Formadores (1995).
Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, desde 2013. Vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, desde 2021. Vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval (2002-2007). Deputado da Assembleia Municipal do Cadaval (1993-2001 e 2009-2013). Diretor da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Cadaval (1998 a 2000). Presidente da direção da Adega Cooperativa do Cadaval (2009-2013). De 2008 até ao presente, vogal da direção da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa. Desde 2013, vice-presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Licenciada em Engenharia Agronómica e Mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Curso de Direcção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais pela AESE.
Lecionou várias disciplinas da área da agricultura tropical, economia dos recursos naturais e desenvolvimento rural no Instituto Superior de Agronomia, na Escola Superior Agrária de Coimbra e em programas de cooperação internacional com países de expressão portuguesa.
Colaboradora do Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional desde 2004 como técnica de projetos de inovação aplicada na área da fruticultura, assumiu o cargo de secretaria geral do Centro, em 2008.
As principais atividades desenvolvidas no âmbito do COTHN estão relacionadas com a transferência de conhecimento ao longo da fileira hortofrutícola, das quais se destaca o levantamento das necessidades de investigação, promoção e coordenação de projetos em inovação aplicada no âmbito das medidas de inovação do programa de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura, envolvendo as organizações do setor produtivo.
Realiza, ainda, ações de transferência de conhecimento tais como dias de campo, balanços de campanha produtiva, seminários de peritos, reuniões técnicas e científicas e articulação próxima com as várias entidades oficiais dos Mistérios da Agricultura e Economia.
Senior Researcher with a demonstrated history of working in Food and Agriculture Industry, maintaining strong connections with its stakeholders. Skilled in Plant Physiology, Precision Farming, Technology, Pome Fruit Production, Apple and Pear Training Systems, Pruning, Sustainability, Strategic Planning and Crop Protection. Strong legal professional with a Doctor of Philosophy (Ph.D.) focused in Agronomy and Crop Science from Universidade de Lisboa (ISA-UL). Participation or leadership in more than 40 research projects. Currently responsible for production technologies in pome fruit at INIAV, IP.
Experiência profissional
19 anos no cargo de Diretor de Serviços da Cooperativa Agrícola de Alcobaça tendo ao longo desse período efetuado:
- Reestruturação financeira e organizacional com o enceramento do PER;
- Criação de uma estrutura hierárquica com a implementação de médias chefias e responsáveis por áreas de negócio;
- Criação de novas áreas de negócio para uma diversificação da atividade;
- Desenho e implementação de um novo Modelo Governativo da Cooperativa focado num maior empowerment da estrutura interna.
Formação
- Licenciatura em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa
- Mestrado em Planeamento e Estratégia Empresarial pela Universidade Autónoma de Lisboa*
- Pós-Graduação em Cooperativismo e Economia Social pela universidade de Coimbra
- Pós-graduação em Agrobusiness pela Dom Dinis Business School
Principais competências:
- Liderança
- Planeamento
Objetivos e valores
- Sou uma pessoa de projetos, de objetivos e metas definidas.
- Gosto do desafio que é manter o equilíbrio entre a vertente económico-financeira e o cooperativismo / economia social.
Sandro do Vale é atualmente sócio-gerente na empresa Wisecrop.
Com um mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (2012) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), iniciou a sua actividade profissional como investigador na FEUP, onde desenvolveu um sistema de monitorização de energia com comunicação sem fios. Posteriormente, dedicou-se ao desenvolvimento de tecnologia para a agricultura.
É cofundador da Wisecrop, fundada em 2014, com a visão de digitalizar a produção agrícola, potenciando a sua rentabilidade e a capacitação tecnológica.
Gonçalo Morais Tristão, 63 anos, advogado, agricultor e dirigente associativo.
Licenciatura em Direito, pela Universidade de Lisboa (1979/1984) e pós-graduação em Estudos Europeus, pela Universidade Católica Portuguesa (1984/1985).
Advogado inscrito na Ordem dos Advogados, desde 1986 e of Counsel na PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados, desde 2021.
É também agricultor, gerindo uma exploração familiar com áreas de olival de sequeiro, de montado de sobro e de culturas anuais de regadio, nos concelhos de Redondo e Alandroal.
Nos últimos 25 anos desempenhou vários cargos no setor agrícola, nomeadamente nas seguintes instituições cuja esfera de intervenção está associada à temática da água e ao azeite:
COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, onde é Presidente da Direcção, desde Maio de 2015 Associação de Beneficiários do Lucefecit, onde colabora desde 2002 e, desde 2006 desempenha funções de Presidente da Direção.
FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, onde é Vogal da Direção desde 2014, tendo iniciado a sua colaboração em 2008.
CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, onde é Presidente da Direcção, desde 2016.
Atualmente Professor Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde leciona disciplinas da área de Agricultura.
Secretário de Estado da Agricultura do XXIII Governo Constitucional.
Foi Coordenador Executivo do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio e Professor Auxiliar Convidado da Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Santarém.
Participou como coordenador e membro de equipa em projetos nacionais e internacionais sobre as temáticas do regadio, clima e relação solo-água-planta.
Participou como orador em diversas conferências, congressos e seminários, tanto em Portugal como no estrangeiro, e publicou diversos artigos técnicos e científicos e capítulos de livros, principalmente nas áreas da agricultura de regadio.