Trane e o novo Regulamento F-Gas

Pedro Fernandes, Coordenador comercial de equipamentos da TRANE PORTUGAL21/06/2024

A empresa em 2016 criou um portfólio EcoWise™ de produtos concebidos para reduzir o impacto ambiental com a próxima geração de refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP) e funcionamento de alta eficiência.

Imagen

O Regulamento (UE) 2024/573 sobre gases fluorados é uma legislação da União Europeia que foi adotado com o objetivo de inverter o aumento das emissões de gases fluorados com efeito de estufa.

Devido ao aumento global das emissões de HFC a nível mundial, as partes no Protocolo de Montreal de 1987 sobre as Substâncias que Deterioram a Camada de Ozono («Protocolo») decidiram, em 2016 – ao abrigo da alteração de Quigali do Protocolo («Alteração de Quigali»), aprovada, em nome da União, pela Decisão (UE) 2017/1541 do Conselho –, aplicar uma eliminação progressiva dos HFC, que consiste em reduzir a produção e o consumo de HFC em mais de 80% nos próximos 30 anos. Tal implica que cada parte deve cumprir um calendário de redução do consumo e da produção de HFC, bem como prever um sistema de licenciamento de importação e exportação e a comunicação de informações sobre os HFC. Estima-se que a Alteração de Quigali, por si só, permita evitar até 0,4oC de aquecimento adicional até ao final deste século.

 

O presente regulamento:

a) Prevê regras em matéria de confinamento, utilização, recuperação, reciclagem, valorização e destruição de gases fluorados com efeito de estufa e em matéria de medidas auxiliares conexas, como a certificação e a formação, que incluem o manuseamento seguro de gases fluorados com efeito de estufa e de substâncias alternativas que não são fluoradas;

b) Impõe condições à produção, importação, exportação, colocação no mercado, posterior fornecimento e utilização de gases fluorados com efeito de estufa e de produtos e equipamentos específicos que contenham gases fluorados com efeito de estufa ou cujo funcionamento dependa desses gases;

c) Impõe condições a utilizações específicas de gases fluorados com efeito de estufa;

d) Fixa limites quantitativos à colocação de hidrofluorocarbonetos no mercado;

e) Prevê regras em matéria de comunicação de informações.

Colocação máxima de gases fluorados no mercado da UE:

Imagen
Imagen

Proibições de colocação no mercado referidas no artigo 11.o, n.º 1

Imagen
Fonte: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=OJ:L_202400573

No caso da refrigeração fixa que incluí os chillers, teremos:

• Em 1 janeiro de 2027 será proibida a colocação no mercado, equipamentos com capacidade nominal ≤ 12 kW que contenham gases fluorados com efeito de estufa com PAG ≥ 150, exceto quando tenham de cumprir com requisitos de segurança no local da operação.

• Em 1 janeiro de 2032 será proibida a colocação no mercado, equipamentos com capacidade nominal ≤ 12 kW que contenham qualquer tipo de gás fluorado com efeito de estufa, exceto quando tenham de cumprir com requisitos de segurança no local da operação.

• Em 1 janeiro de 2027 será proibida a colocação no mercado, equipamentos com capacidade nominal 12 kW que contenham gases fluorados com efeito de estufa com PAG ≥ 750, exceto quando tenham de cumprir com requisitos de segurança no local da operação.

 

Imagen

No caso dos equipamentos fixos de ar condicionado e bombas de calor a legislação prevê:

• Em 1 janeiro de 2027 será proibida a colocação no mercado, equipamentos de ar condicionado monobloco e outros equipamentos autónomos de bombas de calor, com uma capacidade nominal ≤ 12 kW, que contenham gases fluorados com efeito de estufa com PAG ≥ 150, exceto quando necessário para cumprir requisitos de segurança no local de operação.

• Em 1 janeiro de 2027 será proibida a colocação no mercado, equipamentos de ar condicionado monobloco e outros equipamentos autónomos de bombas de calor, com uma capacidade nominal > 12 KW e <50 kW, que contenham gases fluorados com efeito de estufa com PAG ≥ 150, exceto quando necessário para cumprir requisitos de segurança no local de operação.

• Em 1 janeiro de 2030 será proibida a colocação no mercado, diferentes tipologias equipamento de ar condicionado monobloco e outros equipamentos autónomos de bombas de calor, que contenham gases fluorados com efeito de estufa com PAG ≥ 150, exceto quando necessário para cumprir requisitos de segurança no local de operação.

• Em 1 janeiro de 2032 será proibida a colocação no mercado, equipamentos de ar condicionado monobloco e outros equipamentos autónomos de bombas de calor, com uma capacidade nominal ≤ 12 kW, que contenham gases fluorados com efeito de estufa, exceto quando necessário para cumprir requisitos de segurança no local de operação.

Quando os requisitos de segurança no local de instalação não permitirem a utilização de alternativas aos gases fluorados com efeito de estufa, o limite do PAG é de 750.

A Trane Technologies em 2016 criou um portfólio EcoWise™ de produtos concebidos para reduzir o impacto ambiental com a próxima geração de refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP) e funcionamento de alta eficiência.

A Trane foi a primeira na indústria a oferecer uma carteira combinada de chillers com compressor de parafuso Trane Sintesis™, com o refrigerante R1234ze e Chillers centrífugos de alta e baixa velocidade com uma opção de refrigerante GWP quase nula, o refrigerante R1233zd, Trane Series E™ CenTraVac.

Estas unidades utilizam refrigerantes, com baixo potencial de aquecimento global (GWP)

  • Reduzem o impacto ambiental através da diminuição das emissões de gases com efeito de estufa (GEE)
  • Mantêm ou melhoram a segurança e a eficiência energética através de um design inovador

Como parte do nosso Compromisso Climático Empresarial, a carteira de produtos EcoWise™ da Trane oferece menor impacto ambiental, refrigerantes de baixo a ultra-baixo potencial de aquecimento global (GWP) e operação de alta eficiência. Como líder de mercado, a Trane foi a primeira a oferecer um refrigerante centrífugo com PAG quase nulo e continua a ser um fabricante global de confiança para todos os produtos refrigerantes.

Como inovadora climática global, a Trane Technologies estabeleceu uma meta de reduzir uma gigatonelada de emissões de carbono (CO2e) da pegada de nossos clientes até 2030 o que equivale às emissões anuais conjuntas de Itália, França e Reino Unido.

Os Compromissos de Sustentabilidade 2030 da Trane Technologies incluem o Desafio Gigaton, uma promessa de reduzir as emissões de carbono do cliente em um bilhão de toneladas métricas, bem como metas para liderar pelo exemplo com operações neutras em carbono, zero resíduos em aterros e uso racional de água em locais com problemas de escassez de água, na sua pegada global. Essas metas seguem os compromissos climáticos de 2020 da empresa, que reduziram as emissões de produtos em mais de 50% e as emissões operacionais em mais de 35% – resultando em uma linha de base mais ambiciosa para seus compromissos de 2030 do que muitas outras empresas.

Outro pilar definido pela TRANE é a transição de refrigerantes de alto GWP (Global warming potential), ou seja, de elevado Potencial de Aquecimento Global, para fluidos refrigerantes de baixo GWP.

Temos como exemplo os refrigerantes R454B e R1234ze, que estão presentes essencialmente em unidades com compressores” scroll” e parafuso, respetivamente.

O Fluido R454B apresenta várias vantagens relativamente a outros refrigerantes presentes em unidades com tecnologia scroll, que são:

• Menor impacto ambiental;

• Custos operacionais mais baixos durante toda a vida útil;

• Qualidade, segurança e fiabilidade;

• Escolha mais equilibrada para o cliente.

Em relação ao fluido R1234ze, usado frequentemente em unidades com compressor parafuso ou levitação magnética, tem as seguintes mais-valias:

• HFO com zero ODP (Potencia de destruição da camada de ozono);

• Valor de GWP inferior a 1;

• Refrigerante que está indicado como um fluido referência a utilizar em equipamentos de ar condicionado a longo prazo;

• Qualidade, segurança e fiabilidade.

A redução gradual dos refrigerantes fluorados, tal como definido no Regulamento da UE sobre gases fluorados, exige que a produção de gases fluorados virgens (HFC) na UE seja gradualmente reduzida. Isto torna ainda mais vital que a indústria e os operadores façam uma transição atempada para refrigerantes de alta eficiência com um Potencial de Aquecimento Global (PAG) baixo ou ultrabaixo - tais como R1234ze, R1233zd, R513A, R515B e R454B e R290.

Patrocinadores Principais:
Patrocinadores:
Organizado por: